sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Qual a geração que você está inserido X, Y ou Z?

Percebemos um crescimento considerável nos profissionais com características da geração Y. Esses profissionais ganham espaço cada vez mais dentro das organizações.

É necessário observar os profissionais no ambiente de trabalho, e buscar entender qual a essência de suas atividades. Naturalmente ocorrerão desvios de foco, a preocupação das chefias, ainda hoje muito frequente, com a assiduidade como meta isolada, faz com que se perca tempo e foco no que realmente interessa que é o trabalho bem feito.

É importante manter o diálogo de forma a que ambas as partes possam ter conforto em se expressar, falar de seus procedimentos, até que se chegue em um consenso. Tendo interesse em um profissional, é dever da chefia moderna reter o mesmo na empresa, a começar pela observação e pela fatal constatação que as pessoas são diferentes, e assim trabalham e agem de formas diferentes.

A Geração Y tem caractéristicas que são fundamentais na cadeia de toda e qualquer organização; são jovens que estão entre os 20 a 30 anos de idade, possuem grande potencial para o trabalho em equipe, são ambiciosos, estudados, falam mais de um idioma, dedicam-se aos projetos da organização, possuem uma liderança nata e buscam ao mesmo tempo, reconhecimento, crescimento profissional de maneira rápida e dinâmica prezando a qualidade de vida. A geração Y também precisam ser bons observadores, certamente precisará conviver de forma harmonica com outras gerações, tipo X e tantas outras letras.

É importante ressaltar que, embora a princípio se pense que a X quer bloquear ou regular a Y, isto não é uma verdade generalizada. Vamos encontrar tanto nos Y como nos X muita gente que está com um pé no futuro, sentindo já o gosto de pertencer à Geração Z.

Os profissionais da geração X. São os profissionais acima da faixa de idade citada anteriormente, é a geração de pessoas nascidas pós Segunda Guerra Mundial, com suas datas de nascimento entre 1961 e 1979, cujas carreiras foram construídas após muitos anos de trabalho dentro de uma mesma organização. Estes profissionais, na maioria dos casos, cresceram junto com as organizações em que trabalham e acabaram por criar raízes. Prezam a segurança do emprego e para garantirem esta segurança, acabaram por deixar um pouco de lado a qualidade de vida e o convívio familiar para se dedicarem a organização e à estabilidade financeira.

Os profissionais da geração Y são em grande parte, os filhos dos profissionais da geração X. Cresceram vendo a luta diária destes profissionais para se manterem em empregos onde eram poucos valorizados e presenciando a “ausência” dentro da família por conta do trabalho.

Baseados nesta convivência, os profissionais da geração Y, que possuem ao seu favor, o fato de terem acesso mais fácil aos estudos, passaram a exigir em troca de seus conhecimentos e potenciais, justamente aquilo que os profissionais da geração X buscaram a vida inteira. Reconhecimento e crescimento profissional aliado a qualidade de vida.

De maneira alguma, podemos menosprezar a capacidade e a importância dos profissionais da geração X. São profissionais de grande experiência e que passaram por diversas situações em suas carreiras que nenhum livro jamais poderá ensinar na prática. O grande problema das organizações é que hoje, encontramos dentro delas, as gerações X e Y, trabalhando juntas e isso pode gerar conflitos que vão contra os interesses da organização.

O choque de culturas entre estes profissionais é grande, cabe a cada um deles, aprender com o convívio. As pessoas que possuem a capacidade de aprender com os colegas de trabalho só têm a ganhar. Os mais novos aprendem com a experiência dos mais velhos e os mais velhos, aprendem com a garra e a motivação dos mais novos.

É de extrema importancia a interação entre as gerações, falando e ouvindo, ensinando e aprendendo. As organizações estão voltando sua atenção para esta mescla de profissionais e podem tirar vantagens muito interessantes e conseguirem vantagens competitivas, resta saber se a flexibilidade irá reinar e os paradiguimas irão prevalecer ou se esta mescla acontecerá de maneira sólida e real.

Caminhamos a passos largos para a Geração XYZ, infelizmente quem não conseguir entender isto, poderá ficar “pra trás”.

Um comentário: