sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ferramentas de Qualidade

O que são Ferramentas da Qualidade?

São ferramentas estatísticas utilizadas para facilitar a identificação, observação, investigação e análise de problemas, planejamento de ações corretivas, medição e padronização dos resultados.
Em seguida apresentaremos algumas ferramentas bastante utilizadas nesta filosofia gerencial (GQT).



Brainstorming:


O que é Brainstorming? Brainstorming é a mais conhecida das técnicas de geração de idéias. Foi originalmente desenvolvida por Osborn, em 1938. Em Inglês, quer dizer “tempestade cerebral”. O Brainstorming é uma técnica de idéias em grupo que envolve a contribuição espontânea de todos os participantes. Soluções criativas e inovadoras para os problemas; o clima de envolvimento e motivação gerado pelo Brainstorming assegura melhor qualidade nas decisões tomadas pelo grupo, maior comprometimento com a ação e um sentimento de responsabilidade compartilhado por todos.


Quem o Utiliza Brainstorming? Todas as pessoas da empresa podem utilizar essa ferramenta, devido à sua facilidade. Porém o sucesso da aplicação do Brainstorming é seguir as regras, em especial a condução do processo, que deve ser feita por uma única pessoa.


Quando Brainstorming? O Brainstorming é usado para gerar um grande número de idéias em curto período de tempo. Pode ser aplicado em qualquer etapa do processo de solução de problemas; mostra-se muito útil quando se deseja a participação de todo grupo.


Por que utilizar o Brainstorming? Focaliza a atenção do usuário no aspecto mais importante do problema. Exercita o raciocínio para englobar vários ângulos de uma situação ou de sua melhoria. Serve como “lubrificante” num processo de solução de problemas, especialmente se:


  • As causas do problema são difíceis de identificar


  • A direção a seguir ou opções para a solução do problema não são aparentes.


Tipos de Brainstorming



Estruturado:

Nessa forma, todas as pessoas do grupo devem dar uma idéia a cada rodada ou “passar” até que chegue sua primeira vez. Isso geralmente obriga até mesmo o tímido a participar, mas pode também criar certa pressão sobre pessoa.

Não estruturada:


Nessa forma, os membros do grupo dão as idéias conforme elas surgem em suas mentes. Isso tende a criar uma atmosfera mais relaxada, mas também há o risco de dominação pelos participantes mais extrovertidos.

Regras do Brainstorming:


  • Enfatizar a quantidade e não a qualidade das idéias;


  • Evitar críticas, avaliações ou julgamentos sobre as idéias;


  • Apresentar as idéias tais como elas surgem na cabeça, sem rodeios. Não deve haver medo de “dizer bobagens”;


  • Estimular todas as idéias por mais “maluca” que possam parecer;


  • “Pegar carona” nas idéias dos outros;


  • Escrever as palavras do participante. Não interpretá-las.





Plano de Ação:



  • O que é e como usar? Para auxiliá-lo no planejamento das ações que for desenvolver você poderá utilizar um formulário.


  • Esse formulário é uma ferramenta utilizada para planejar a implementação de uma solução, sendo elaborado em resposta as questões a seguir


    • Ações: Qual ação vai ser desenvolvida;


    • Responsável: Quem será responsável pela sua implantação;


    • Data: Quando a ação será realizada.

Utilizando esse quadro você visualiza a solução adequada de um problema, com possibilidades de acompanhamento da execução de uma ação. Em seguida apresentaremos modelo de um formulário para plano de ação.


 
 
 
Diagrama de Causa e Efeito

(Espinha de Peixe):


O que é? O Diagrama de causa e efeito (ou Espinha de peixe) é uma técnica largamente utilizada, que mostra a relação entre um efeito e as possíveis causas que podem estar contribuindo para que ele ocorra. Construído com a aparência de uma espinha de peixe, essa ferramenta foi aplicada, pela primeira vez, em vez 1953, no Japão, pelo professor da Universidade de Tóquio, Kaoru Ishikawa, para sintetizar as opiniões de engenheiros de uma fábrica quando estes discutem problemas de qualidades.

Usar Para:

  • Visualizar, em conjunto, as causas principais e secundárias de um problema.


  • Ampliar a visão das possíveis causas de um problema, enriquecendo a sua análise e a identificação de soluções.


  • Analisar processos em busca de melhorias.

Como Construir:


Estabeleça claramente o problema (efeito) a ser analisado.
Desenhe uma seta horizontal apontando para a direita e escreva o problema no interior de um retângulo localizado na ponta da seta.


Faça um Brainstorming para identificar o maior número possível de causas que possam estar contribuindo para gerar o problema, perguntando “Por que isto está acontecendo?”
Agrupe as causas em categorias. Uma forma muita utilizada de agrupamento é o 4M: Máquina, Mão de Obra, Método e Materiais (Mas você poderá agrupar como achar melhor). Para melhor compreensão do problema, busque as sub causas das causas já identificadas ou faça outros diagramas de causa e efeito para cada uma das causas encontradas. Neste caso, seriam encontradas as causas das causas.





Lista de Verificação
(Check List):


O que é? Uma lista de itens pré estabelecidos que serão marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados.
Use para: A Lista de Verificação é usada para a certificação de que os passos ou itens pré estabelecidos forma cumpridos ou para avaliar em que nível eles estão.
Como usar: Determine exatamente quais os itens que precisam ser verificados, como a ordem de uma tarefa, pontos que devem ser verificados. Monte um formulário onde a pessoa que for preencher possa marcar um “X” ao lado item verificado ou no critério estabelecido de avaliação (Ruim, Regular, Bom e Excelente).









 


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