quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Revolução Educacional

Desde os tempos de Frederick W. Taylor até os dias de hoje, vários modelos gerenciais foram descritos e utilizados pela maioria das organizações. Cada novo modelo gerou consideráveis melhorias nas formas de gerenciamento das organizações. Infelizmente, o sistema educacional brasileiro não parece ter sido beneficiado por essas mudanças, e os avanços nessa direção tem sido decepcionantes. Em virtude dessa situação, torna-se necessário adotar uma postura gerencial moderna e eficaz, para que os ventos da mudança criativa e inovadora soprem também para a educação.

As características essenciais dos sistemas educacionais [Xavier (1995)] para que a gestão da Qualidade Total possa ocorrer são:


  • O comprometimento político dos dirigentes;
  • A busca por aliança e parceiros (públicas e privadas);
  • A valorização dos profissionais da educação;
  • A gestão democrática;
  • O fortalecimento e a modernização da gestão escolar;
  • A racionalização e a produtividade do sistema educacional.

É essa educação, que permite a mudança de paradigmas gerenciais, processos muitas vezes dolorosos e difíceis, que devem ser feito com método e não simplesmente com apelo a boa vontade das pessoas, que possa ocorrer de forma menos traumática, pois, dará as pessoas condições de visualizar um futuro em que o crescimento, eficiente e eficaz, do individuo e da organização permitirá a obtenção do objetivo principal da Qualidade Total, que é satisfação dos clientes internos e externos das organizações.

A educação é o início gerador do processo de Gestão pela Qualidade Total e deve também agir como facilitador da implantação desses processos, para a melhoria eficiente, efetiva e eficaz de seus próprios objetivos.

Um comentário:

  1. Esse menino só quer ser com este blog... rsrs Brincadeira Sr. Rhyellso, num é porque eu te ajudei não, mas o blog está massa mesmo!!! Parabéns

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